Armadilha de garrafa pet para mosquito da dengue

Aprenda a fazer em casa uma armadilha de garrafa PET para mosquito da dengue.

Essa é uma dica de saúde pública, por que a dengue está mais uma vez fazendo vítimas pelo Brasil a fora.

Além de ajudar no combate a dengue ajuda o meio ambiente na reciclagem de garrafa PET.

Ainda não existe cura para a dengue e a melhor maneira de combater a doença é a prevenção.

Você mesma pode fazer uma armadilha caseira supersimples usando garrafas PET, tule, sementes de alpistes, ração de gato e fita isolante e combater o mosquito.

Materiais necessários:

  • Uma garrafa pet
  • Um pedaço de micro tule
  • Lixa 
  • Fita isolante 
  • Alpiste 
  • Arroz ou ração para gato
  • Tesoura

 Como fazer:

  1. Para fazer a sua armadilha de mosquito reciclada, você vai cortar a garrafa PET na altura em que ela começa a afunilar e lixe a parte interna do funil da garrafa.
  2.  Coloque um pedaço de micro tule na boca da garrafa e fixe bem.
  3.  Triture uma pequena quantidade de arroz, alpiste ou a ração para o gato e coloque no fundo da garrafa. Depois, prenda as duas partes da garrafa, o funil e a base, com a fita isolante.
  4.  Verifique se a garrafa ficou bem vedada.

Como funciona

Aumente o nível de água, procurando o ponto médio entre o topo da mosquitérica e a boca da garrafa. Marque essa altura com um pedaço de fita. Você terá que completar conforme o líquido for evaporando.

A mãe aegypti depositará seus ovos na parede da garrafa, logo acima da linha da água. Depois de uma semana, complete o líquido até o nível marcado - a partir de agora, você deve observar diariamente e acrescentar água quando necessário.

Em contato com a água, os ovos eclodirão. E as larvas, famintas, vão nadar até o fundo da garrafa, através do microtule.

Depois de comer, crescer e atingir o estágio adulto, os insetos não conseguem mais passar pela rede e morrem afogados.

Termina, assim, uma geração de mosquitos. O alimento vai atrair o mosquito da dengue e logo larvas e ovos vão aparecer na garrafa.

Para garantir se a larva é do mosquito da dengue, basta apontar uma lanterna para a garrafa. Se a larva fugir da luz é sinal que se trata do mosquito da dengue.

Importante:

Para esvaziar a mosquitérica, derrame a água na terra do jardim e lave as peças da armadilha com detergente. Mas, antes de abrir, verifique se há algum mosquito vivo e agite a água para afogá-lo.

Espero que esta dica ajude você nesta luta contra a dengue, curta e compartilhe para mais pessoas.

Comentários